ANALISE DA PERSONALIDADE X TESTES ENCONTRADOS NA INTERNET

   

Antes de abordarmos a temática, vejamos um pouco sobre o conceito de personalidade.

Significado de personalidade na perspectiva da psicologia:

Reunião dos aspectos ou das características psíquicas que, analisados de modo único, diferenciam um indivíduo, normalmente tendo em conta aspectos sociais. (Dicionário Dicio https://www.dicio.com.br)

Etimologia:

O termo provém de pessoa e este do vocábulo grego prosopon, que quer dizer máscara. Vale destacar que para os gregos a máscara era um elemento importante no teatro, uma vez que os atores usavam máscaras que apresentavam expressões diferenciadas para mostrar seu estado de espírito e, ao mesmo tempo, este elemento servia para amplificar a voz no palco. Seguindo o rastro desta palavra, vale lembrar que o termo personagem compartilha a mesma etimologia.

Posteriormente, os romanos denominaram pessoa como indivíduo. Observa-se que pessoa vem de personare em latim e literalmente significa “que serve para fazer soar”. Com o passar do tempo, a psicologia dedicou-se para diferenciar os mais variados tipos de pessoa, articulando assim a teoria da personalidade. (Site Etimologia https://br.etimologia.com).

Para a Psicanálise

Para a Psicanálise a personalidade de um indivíduo é conceituada de modo muito amplo e que não se restringe a um enquadramento simplesmente, mas um estudo que sendo muito amplo em seu conteúdo, e que continua em desenvolvimento, analisa de modo único cada indivíduo, já que as pessoas são únicas, por serem formadas por experiências que no todo torna o corpo total final singular. Mas isso não significa que não existam balizas para identificar aspectos e características de um sujeito, podendo, assim, dar uma devolutiva sobre a personalidade desse sujeito, mas isso na perspectiva de caminhos para melhoras na qualidade de vida do sujeito, isso descartando, aqui, a perspectiva forense.

O desenvolvimento psicossexual é a base, na perspectiva psicanalítica, para encontrar pontos (pontos de fixações) nas fases do desenvolvimento psicossexual e traumas que negativamente influenciam na personalidade dos indivíduos. Sendo, desse modo, a direção mais adequada para as analises das personalidades dos sujeitos.

Os agentes psíquicos: ID, EGO e SUPEREGO, dentro de uma dinâmica própria, são os balizadores, como que uma radiografia, da personalidade de um sujeito.

O QUE FALAR SOBRE OS TESTES, ENCONTRADOS NA INTERNET, QUE AVALIAM OS TIPOS DE PERSONALIDADE?

De antemão, digo que são muitos perigosos esses testes sobre tipos de personalidade espalhados no meio virtual ou de grandes mídias. Pois sabemos que nem tudo no ser humano é matemático. A Psicanálise como método investigativo e que desenvolve pesquisas há muitos anos nos propõe, por inferência, que o ser humano, e de modo particular o campo da personalidade humana, jamais poderá ser compreendido de modo puramente ou predominantemente calculista.

Sabemos que nem sempre as pessoas são preparadas para distinguir entre as suposições e a realidade comprovada. Claro que podemos dizer que nada neste mundo é 100% verdade ou comprovável, mas é notório que o interior humano não deve estar sujeito a qualquer tipo de teoria e de suposições.

Não tome como verdade para sua vida resultados de testes rápidos e, muitas vezes, com conclusões equivocados. Nas redes sociais há muitos aplicativos que sugerem indicar traços da personalidade das pessoas e que são, em maioria, pura enganação.  A personalidade humana é algo que vem sendo estudada há muitos anos e qualquer teoria ou sugestão sobre esse campo de estudo tem que comprovar compromisso com os métodos e instrumentos de pesquisa.

Alerte as pessoas sobre a falsa validade desses testes de tipos de personalidade ou de traços da personalidade encontrados na internet. Por mais que, muitas vezes, esses testes sejam “generosos” em seus resultados, ou seja, sempre falando bem a respeito das pessoas que se sujeitam a esses testes, porém mesmo assim eles podem estar mentindo descaradamente.

Temos que compreender que cada ser humana traz uma história particular, ou seja, única e que os métodos de análises para compreender a personalidade de uma pessoa são para ajudar a essa pessoa resolver conflitos e mal-estares, porém nunca com objetivo de enquadrar uma pessoa diante de seus aspectos e suas características, sejam elas externas ou internas.

O ser humano é um ser complexo e não pode ser avaliado de qualquer maneira. Como terapeuta posso dizer para você que uma avaliação real sobre a personalidade de uma pessoa não poderá ser feita em tempo breve, pois isso testes rápidos poderão, na maioria das vezes, levar a conclusões equivocadas. Para não ser prolixo nessa temática digo, de modo resumido, que esses testes encontrados na internet e outros meios de comunicação podem ser perigosos para algumas pessoas, e mesmo que você se julgue maduro o suficiente para julgar esses tipos de coisas, mesmo assim, tenha cuidado.

Em muitos momentos de fragilidade humana as pessoas agarram-se em coisas que não poderão ajudá-las de modo eficiente e, muitas vezes, essas coisas atrapalham mais do que ajudam. Imagine adolescentes, que podem estar em uma fase conflitante, diante desses testes irresponsáveis, não é perigoso? Muitas pessoas querem tirar lucro da fragilidade das outras pessoas e não medem as consequências danosas de suas ações na vida dessas outras pessoas. Fique alerta!

Por: Edson Carlos de Sena – Psicanalista

Faça o primeiro comentário a "ANALISE DA PERSONALIDADE X TESTES ENCONTRADOS NA INTERNET"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


Follow by Email
Facebook
PINTEREST