PORTAS ABERTAS DA INFÂNCIA NO ADULTO QUE NECESSITAM SEREM FECHADAS

Que é verdade que em cada adulto há uma criança, isto é incontestável. Mas como se encontra essa criança: ela está bem; está se sentindo solitária; está marcada por atos de violência; tem conflitos pequenos, médios, “grandes” que necessitam serem resolvidos?

O título deste texto nos dar, em forma simbólica, a imagem de portas que precisam serem fechadas. Portas que nos leva a uma situação de dor e que necessita ser transformada, essas energias ruins que atingem a quem assim vive precisam ser descarregadas. Isso antes que cause mais danas, ou sejam, danos maiores do que o incomodo dos pensamentos de recordações, em um termo mais explicativo: memórias.

Quando algo que está dentro do espaço interno dessa porta está sempre roubado a tranquilidade de uma pessoa, esta vive em uma situação “infernal”. Isso pode ser a causa, muitas vezes, de suicídios.

Convencer um jovem ou um adulto que a situação já passou e que ele pode ter uma vida livre é um processo que pode durar meses e até anos, pois sonhos, delírios, imagens… tendem sempre roubar sua liberdade de pensar de modo autônomo. Para isso a terapia psicanalítica é indicada para tratar esses indivíduos, pessoas, que sofrem por não conseguir ter uma vida confortável, porque suas “cabeças” estão condicionadas a uma repetição de cenas, palavras… que roupam seus estados de espírito (isso de modo negativo), isso, para ressaltar, de modo  quase que contínuo.

Isso que abordamos até aqui é o que muitas pessoas não entendem quando dizemos o termo que abarca todos esses sintomas: neurose. Se você se sentiu tocado por este texto, acha que é sua situação, então, busque ajuda.

Por: Edson Carlos de Sena – Psicanalista

Faça o primeiro comentário a "PORTAS ABERTAS DA INFÂNCIA NO ADULTO QUE NECESSITAM SEREM FECHADAS"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


Follow by Email
Facebook
PINTEREST